Section image

Operação Dom Pedro cumpre 24 ordens judiciais e desarticula grupo envolvido com tráfico em Umuarama

Nesta quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026, a Polícia Militar do Paraná, em conjunto com a Polícia Penal e o Ministério Público do Paraná, por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Umuarama, deflagrou a Operação Dom Pedro.

A ação é resultado de aproximadamente quatro meses de investigação, que teve como objetivo identificar e desarticular um grupo suspeito de envolvimento com crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e corrupção de menores. Segundo as investigações, os envolvidos articulavam a venda de entorpecentes nos Parques Dom Pedro I e II, em Umuarama.

Durante a operação, foram cumpridas 24 ordens judiciais, sendo 11 mandados de busca e apreensão e 13 mandados de prisão. Do total de mandados de prisão expedidos, 11 foram cumpridos durante a deflagração da operação.

Ao longo das diligências, foram apreendidos celulares, dinheiro e substâncias análogas a maconha, crack e cocaína. No total, foram apreendidos 2,6 quilos de substância análoga à maconha, 1,5 quilo de substância análoga ao crack, 450 gramas de substância análoga à cocaína, R$ 550,00 em dinheiro e 17 aparelhos celulares.

Ainda durante a operação, oito adolescentes foram apreendidos por atos infracionais análogos ao crime de tráfico de drogas, além de nove maiores de idade presos na ação desta quinta-feira. Somando-se aos resultados obtidos ao longo dos quatro meses de investigação, 30 pessoas foram presas ou apreendidas no total.

A Operação Dom Pedro reforça o trabalho integrado das forças de segurança e do Ministério Público no combate ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada no município, evidenciando a importância da atuação conjunta para a preservação da ordem pública e proteção da comunidade.

informações: 25° BPM

Section image
Section image
Section image
Section image